Sustentabilidade e Eficiência

Cada dia que passa sempre o assunto "sustentabilidade" vem a tona citada em matérias, conversas entre amigos, na mídia social, porem o ecologicamente correto é uma visão ilusória uma vez que é a minoria da população que realmente implanta e trabalha para um planeta melhor.

A união entre tecnologia e sustentabilidade já é uma necessidade da vida das cidades. Como cita o arquiteto e urbanista Geraldo Magela "Montamos uma sociedade que está à beira do colapso. Estamos tentando manter um planeta para as gerações futuras, Cada um tem que fazer a sua parte”.

Mas a implementação de projetos deste tipo, contrapõem os pesquisadores, esbarra em um desconhecimento geral do problema. Ainda não se dá importância à sustentabilidade, extrai o professor Adeildo Cabral, do Departamento de Construção Civil do IFCE. “O (chamado) produto verde ainda é simbólico, é uma concepção ainda romântica”, diz. A utilização de materiais considerados ecológicos não é unânime no mercado ao mesmo tempo em que, atenta Cabral, há a ilusão de que a matéria-prima é abundante. Outra questão urgente, apontam os especialistas, é promover a eficiência energética. “Temos um uso de energia que não tem precedente... Estamos abusando da energia”, observa Adeildo Cabral.

Ainda há poucas empresas/indústrias que investem e estão antenadas para o benefício que as prestadoras de serviços em soluções na Eficiência Energética, Estação de Tratamento de Água e Efluentes (ETA/ETE), Automação e Agronegócios; tais serviços ainda são visto como um tabu, é difícil uma aceitação e investimentos de novas tecnologias que ao contrario do que pensam as empresas "ser gasto desnecessário" na realidade é um lucro e economia real que terá na própria empresa e também para toda população.
O Planeta Agradece!

Redatora: Bruna B.C.Demarque
Fonte:Jornal O Povo.

No Comments Yet.

Leave a comment

Facebook